« Voltar

Instalação de automação pode economizar até 60% de energia

Engenheiro elétrico desenvolve um projeto de "escritório inteligente" para a SNPP Hernandarias.

Automação residencial, isto é, sistemas de automação e controle operacional de um edifício já é utilizado em algumas casas e edifícios em nosso meio. Raul Velazquez Recalde, bacharel em Engenharia Eletrônica Campus Alto Paraná da Universidade Católica, que tomou como base para desenvolver o seu projeto, "Instalação de Domótica em lotes de médias empresas de serviço público", segundo o modelo da base local do Nacional Desenvolvimento de Carreira (HNS) de Hernandarias (Alto Paraná), que tem 12 blocos, totalizando cerca de 2.900 m2 em uma área de 7.600 m2. "Incluindo o trabalho, a importação de equipamentos e estimativa de custos de instalação, para este lugar, mais de 80 milhões guaraníes", explicou Vázquez.

O projeto é baseado em um conceito de automação e controle em poder deste órgão público. "As pessoas que trabalham em tais premissas não têm em mente a responsabilidade de manter as luzes apagadas, ou qualquer outro equipamento que consome energia elétrica", fundamentou Raul Vazquez, um engenheiro eletromecânico com orientação eletrônica.

Aplicações de automação residencial são diversas: controle de luzes automáticas (por exemplo, para detectar a presença, temporização, nível de quantidade de luz), controle de cortinas, ar condicionado, controle de acesso para a população local em alarmes, entre outros. "Tudo isso pode ser controlado remotamente através de um computador ou mesmo um telefone celular", afirmou o pesquisador.

Economia

De acordo com os estudos realizados pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), você pode recuperar o investimento da instalação de um sistema de controle para equipamentos elétricos por meio de uma economia de energia mensal entre 27% e 35% como para controle de iluminação. Estima-se que entre 55% e economia de 64% podem ser obtidos a partir do ar condicionado automático, assim, recuperar o investimento em cerca de 2 a 5 anos dependendo da política local sobre o nível de utilização de aparelhos .

"Este sistema pode melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas com deficiência, por exemplo, porque você pode automatizar muitas funções e ativar os controles remotos para estas funções, a fim de facilitar a interação dessas pessoas com o ambiente em que habitam ou interagem", argumentou o engenheiro eletrônico.

Características

O projeto inclui, entre outras funcionalidades, monitoramento e controle inteligente sobre iluminação, monitoramento centralizado do Estado de condicionadores de ar e as temperaturas aproximada de cada sala, remoto on / off os condicionadores de ar, controle de acesso a equipe local por meio de cartões magnéticos, os níveis de categorização de acesso de acordo com o cargo do funcionário. Também um alerta de segurança em matéria de detecção de fumaça, o acesso aos recursos através de uma tela sensível ao toque com 100% de interface personalizável e acesso remoto às funcionalidades do sistema através da Internet (a partir de um PC ou celular).

Fonte: La Nacion.com.py

Fonte: domonetio.com

Download desta notícia

Destaque

Matriz SP: R. Macaúba, 304
Santo André - SP / CEP: 09190-650

(+55 11) 4433-6420